Sem poder fazer seu jogo fluido e envolvente de meio-campo, Renato Portaluppi se vira como dá. Para enfrentar o Cruzeiro em Belo Horizonte, tanto pode ir de Zinho e sua velocidade pelo lado do campo como baixar Bitelo para segundo volante e introduzir Nathan na linha de meias com Cristaldo e Vina.
Contando com um Suárez mais descansado e com menos dores no joelho, o Grêmio tem total condição de vencer o imprevisível Cruzeiro no Independência. O estrangeiro da vez no clube mineiro é Pepa, português que chegou para substituir o uruguaio que mudou de departamento na empresa de Ronaldo Nazário. Saiu do Cruzeiro e foi tentar evitar novo rebaixamento do Valladolid na Espanha.
A derrota na estreia para o Corinthians foi resultado normal para quem sequer chegou à final do Campeonato Mineiro. o temor da torcida com o retorno à Segunda Divisão é evidente.
Com a confiança em alta, o Grêmio poderá comemorar ao fim da noite de sábado 100% de aproveitamento em sua volta ao lugar de onde não deveria ter saído. Mesmo o empate fará uma campanha numericamente confortável para Renato esperar quem falta e retomar seu modelo vistoso de jogar futebol no restante do Brasileirão e da Copa do Brasil.