No momento mais crítico da relação com o governo Lula, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebe nesta terça-feira (24), em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. A bancada ruralista obstruiu a pauta do Congresso por quase um mês como protesto à derrubada da tese do marco temporal, medida que poderá facilitar a demarcação de terras indígenas.
Os ruralistas também travam uma queda de braço no Legislativo em torno de outras pautas caras ao Planalto. Ele ameaçam impedir, por exemplo, a aprovação do projeto de lei de tributação de fundos exclusivos e offshores — uma das prioridades do Ministério da Fazenda para aumentar a arrecadação. A proposta está na pauta da Câmara para votação nesta semana.
Bolsonaro e Tarcísio confirmaram presença em um evento na sede da FPA que lançará a Frente Parlamentar Invasão Zero — montada após a CPI do MST. O colegiado será presidido pelo deputado gaúcho Luciano Zucco (Republicanos).
Bolsonaro e Tarcísio serão "padrinhos" da frente parlamentar, segundo Zucco.
Na segunda-feira, o parlamentar gaúcho encaminhou ofício ao governador Eduardo Leite cobrando providências diante do aumento da tensão em Hulha Negra, onde integrantes do MST montaram acampamento às margens da BR-293.