Moradores afetados pela enchente nos condomínios Arlindo Krentz e Ilha das Garças, no bairro Rio Branco, em Canoas, serão os primeiros contemplados com geladeiras e lâmpadas adquiridas pela RGE em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os equipamentos serão entregues nesta quarta-feira (4) e vão substituir os itens danificados pela enxurrada por modelos com maior eficiência energética.
A iniciativa totaliza cerca R$ 15 milhões e prevê beneficiar até 25 mil famílias em todo Estado.
A distribuição das 1,9 mil geladeiras começa em Canoas, mas também vai chegar a São Leopoldo, Novo Hamburgo, Esteio, Lajeado, Estrela, Rio Pardo e Encantado, afirma a RGE.
O Programa de Eficiência Energética ainda prevê a reforma de 1,9 mil padrões de entrada de energia em municípios do Vale do Taquari e instalação de chuveiros que consomem menos energia em 1 mil residências de Lajeado, Rio Pardo, Encantado e Estrela.
— Estamos desenvolvendo outros projetos que podem ampliar as quantidades de equipamentos e municípios beneficiados — diz o gerente de serviços comerciais da RGE, Fábio Calvo.
Os beneficiários ainda estão sendo prospectados por meio da base de dados da RGE e de órgãos públicos municipais. Não há necessidade de cadastramento.
*Colaborou João Pedro Cecchini