Por R$ 2,1 bilhões, a Frasle, de Caxias do Sul, comunicou nesta segunda-feira (24) a aquisição de operações do Grupo Kuo, no México. A transação é a maior da história da companhia.
Um acordo foi assinado na Cidade do México, com a presença de executivos das duas empresas. A conclusão do processo depende da aprovação dos órgãos de defesa da concorrência.
A Frasle - considerada "boa demais para não se prestar atenção" no ano passado - vem se expandindo por meio de compras de concorrentes, tanto no Brasil quanto no mercado internacional.
Entram no negócio a fabricante de peças para motores das marcas locais Moresa e TF Victor, líderes na oferta de pistões e juntas para motores, com duas plantas produtivas na região de Celaya, e das operações de produção de materiais de fricção da marca Fritec, líder na oferta de pastilhas e lonas de freio para veículos leves, com plantas na Cidade do México.
Parte do grupo Randoncorp, a Frasle tem uma longa história de aquisições. Esta, especificamente, está relacionada ao momento do mercado automotivo no México, descrito em entrevista de Gustavo Werneck, CEO da Gerdau - que aliás, também estuda a implantação de uma nova usina de aço no país.
Werneck relatou que o deslocamento da produção da Ásia para países mais próximos geograficamente dos EUA, chamado de nearshoring no universo empresarial, está levando várias montadoras a investir no México, como SKF, BMW e Tesla, entre outras. Com mais montadores, aumenta a demanda por autopeças.