Seja com doações destinadas aos afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul, seja com ferramentas que direcionam a ajuda a quem mais precisa, diversas empresas - gaúchas ou não - seguem dispostas a auxiliar o Estado.
A operadora Claro, em parceria com o governo estadual, criou um número de telefone para orientar o destino de doações acima de 1 tonelada. Quem deseja enviar insumos ao Rio Grande do Sul deve entrar em contato com 0800 205 5151 para receber orientações para onde enviar, de acordo com as demandas de cada região.
O atendimento ocorre todos os dias, das 7h às 21h. Para doações de cargas abaixo de 1 tonelada, as informações estão aqui.
Segundo o diretor regional da Claro, Marcelo Repetto, entre a sugestão do governo e a efetivação do número de telefone, foram necessárias 36 horas. A operadora adota um comitê de crise para enfrentar os desafios no Estado.
— Não é só atender uma ligação, tem de gerar uma base informacional para orientar o doador onde entregar, a partir da quantidade e da localização. Se não tem como entregar, podemos ir buscar. É logística de pandemia — caracteriza Repetto.
Além disso, a Claro realiza ações para evitar problemas de conexão dos clientes, como a liberação do roaming (ou seja, onde há apenas uma rede disponível, usuários de outras operadores podem acessá-la). Também oferece 5GB de internet gratuitos a clientes do serviço pré-pago em municípios afetados. Aos do pós-pago, isenção de multas e juros em casos de inadimplência.
Durante a enchente, 20 lojas da empresa tiveram que ser fechadas. 18 já foram reabertas, mas, segundo Repetto, a Claro ainda prioriza canais digitais. Com vias bloqueadas por estragos, a operadora oferece telemedicina grátis no site e aplicativo, com atendimento também em Libras. A ação é realizada em parceria com a Caburé Saúde.
Casas Bahia ajuda com doações e logística
Conhecida rede de varejo, a Casas Bahia doou 500 cobertores e travesseiros e 2,5 mil colchões aos afetados pelo desastre no Rio Grande do Sul.
A malha logística da companhia será utilizada para transportar os itens. A empresa também oferece 5 mil metros quadrados do seu Centro de Distribuição na Grande Porto Alegre e outros 2 mil metros quadrados em Duque de Caxias (RJ) para armazenar as doações.
Todas as lojas da marca Casas Bahia e Pontofrio das regiões Sul e Sudeste são ponto de coleta. Durante o mês de maio, a empresa dobra as doações recebidas em dinheiro. Aos clientes, a Casas Bahia flexibilizou a política de cobranças financeiras.
Tragédia no RS mobiliza feira supermercadista em SP
Os contratos assinados pelo Grupo Vow durante a Apas Show, feira supermercadista realizada em São Paulo, destina um percentual para ajudar os atingidos pelo desastre no Estado. A empresa é especializada em recuperação tributária.
Ainda no evento, o Grupo Vow apresentou o aplicativo Ajuda Sul, criado para captar dados de comerciantes que foram gravemente prejudicados pela tragédia. A ferramenta conta com a parceria da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) e da Associação Gaúcha de Atacadistas Distribuidores (Agad).
Empresa gaúcha incentiva negócios do Estado
Afetada pela tragédia no Rio Grande do Sul, a Selecionados Uniagro, com sede em Porto Alegre, une-se a outras empresas na campanha de incentivo de negócios gaúchos. A campanha se chama "Apoie Empresas do RS".
Além disso, a corporação destina 10% das vendas do site para o Instituto Cultural Floresta, organização que também gerencia recursos de doações para os afetados pela enchente.
Wi-fi da Oi gratuito em abrigos
A operadora Oi instala internet gratuita em abrigos no Rio Grande do Sul. O equipamento deve ser solicitado por responsáveis no e-mail oipelors@oi.net.br. O ginásio da Brigada Militar em Porto Alegre já conta com wi-fi.
Além dessa ação, a Oi adotou medidas emergenciais para os clientes, como a postergação do vencimento das faturas por 10 dias a partir do ciclo de vencimento e isenção de cobranças. Também foi criada no callcenter uma ilha específica para atendimento das demandas de usuários gaúchos.
*Colaborou João Pedro Cecchini