Diante de clínicas e hospitais isolados e dificuldade de deslocamento, dois grupos de saúde se uniram para oferecer acesso gratuito a telemedicina - por videochamadas ou telefone.
Estão envolvidos na campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul a Conexa, ecossistema digital de saúde, e a Hapvida NotreDame Intermédica, ambas líderes em seus segmentos na América Latina.
A iniciativa já está em funcionamento. Estão disponíveis cerca de 300 clínicos gerais, ao redor de 50 pediatras e uma equipe de enfermagem para acolhimento, quando necessário. Nos locais sem acesso à internet, mas com sinal telefônico, é possível ter acesso pelo número 0800.8000.081, das 9 às 18 horas.
As videochamadas estão disponíveis 24 horas por dia. O acesso é pela plataforma da Conexa (clique aqui para o primeiro acesso). O primeiro passo é fazer cadastro com nome, CPF e criar uma senha. Será necessário informar e-mail, data de nascimento e um número de celular. O link para a consulta será enviado por mensagem eletrônica.
Segundo Guilherme Weigert, CEO da Conexa, diante da dificuldades de muitos gaúchos para encontrar médicos, pelo isolamento causado pelas enchentes, a empresa quis "estender a mão a todos". Conforme Jorge Pinheiro, presidente da Hapvida NotreDame Intermédica - grupo que comprou o CCG Saúde, antigo Centro Clínico Gaúcho -, os usuários do plano já tinham direito de usar o serviço de telemedicina, que foi estendido nessa emergência.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo