É, Gramado entrou mesmo na lista de desejos das grandes cadeias de hospedagem mundial. Na cidade serrana para a Gramado Summit, Alex Allard, que implantou o Rosewood no Brasil, aproveitou para analisar uma área próxima ao Golf Club de Gramado para um eventual desembarque da marca.
Na lista de 2023 dos 50 melhores hotéis do mundo em 2023 da organização 50 Best, só um brasileiro entrou: o Rosewood São Paulo Hotel, na 27ª colocação.
Localizado no centro de São Paulo, perto da Avenida Paulista, o hotel faz parte da Cidade Matarazzo, que usa um edifício histórico do início do século 20. Entre as credenciais do estabelecimento nacional, estão uma torre com jardim vertical projetada por Jean Nouvel com interiores de Philippe Starck, duas grifes de peso. Tem 160 suítes com diárias por volta de R$ 4 mil.
Oficialmente, não há decisão tomada, mas uma visita a terreno significa que já ultrapassou os primeiros obstáculos. Nesse ranking de avaliação de hotéis, um Rosewood, de Hong Kong, ocupa a segunda posição, atrás apenas do Passalacqua, uma villa do século 18 às margens do Lago Como, na Itália, antiga casa do compositor Vincenzo Bellini com diárias que partem de US$ 1,3 mil por noite.
Leia mais colunas de Marta Sfredo