O South Summit deste ano tem churrasco, mate, bombacha e até seres místicos do folclore gaúcho - ao menos, no ambiente virtual. A Epopeia, empresa que desenvolveu o jogo de videogame Gaucho and The Grassland (Gaúcho e o Pampa, em tradução livre), está com estande no evento que inicia na quarta (20) e vai até sexta-feira (22).
A história do jogo acompanha um gaúcho que recebe territórios do Rio Grande do Sul como herança do pai, nos anos 1920. No entanto, quando começa a administrar as terras da família, o personagem percebe que a região, antes habitada por humanos, foi dominada por seres folclóricos, como Boitatá e Negrinho do Pastoreio. O objetivo do jogador, portanto, é fazer com que os dois mundos convivam em harmonia.
Além das perspectivas de negócio, a presença de Gaucho and The Grassland na South Summit simboliza também a necessidade de transição do Rio Grande do Sul de suas tradições históricas, com forte peso cultural, para a inovação da qual depende a evolução do Estado.
Ao longo da aventura, além das interações com entidades místicas, o usuário pode realizar atividades típicas da pecuária, como laçar bois, retirar leite de vaca e criar ovelhas, simulando uma fazenda.
Por enquanto, o Gaucho and The Grassland está disponível apenas em versão demonstrativa e gratuita para computador. A expectativa é distribuir a versão completa no segundo semestre deste ano, com opção também para console. O game deve custar R$ 60 para brasileiros e US$ 20 para jogadores de fora do país.
Segundo Ivan Sendin, CEO da Epopeia, o South Summit é uma oportunidade para a empresa buscar parceiros para o lançamento oficial do jogo. Quem banca o estande da empresa no evento é o Sebrae, que considera a Epopeia uma das empresa de games com maior potencial de mercado.
—É muito gratificante ser reconhecido. Uma responsabilidade também. Estamos representando o setor de games, expondo esse setor para outras indústrias, dando visibilidade e oportunizando parcerias. Também vemos como uma boa oportunidade para alinhar o nosso jogo com outras marcas gaúchas — afirma Sendin.
A versão inicial do Gaucho and The Grassland foi baixada por cerca de 45 mil usuários. Os jogadores, em sua maioria, são brasileiros. No entanto, também existem argentinos, estadunidenses, alemães, chineses e, inclusive, vietnamitas interessados no jogo. Segundo Sendin, o público de fora do país diverte-se com as expressões usadas pelos personagens, como "buenas, tchê","esse é o meu Rio Grande, tchê" e "mas é bom esse chima, tchê".
Para o futuro, o CEO pretende continuar valorizando a cultura brasileira em jogos de videogame. A Epopeia deve lançar, em 2025, um game que retrata a Amazônia com uma perspectiva futurística.
*Colaborou João Pedro Cecchini
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