Como sinal de celular é raridade em boa parte das rodovias brasileiras em geral e gaúchas em particular, uma empresa de transporte rodoviário descobriu uma "vantagem competitiva" para atrair passageiros a seus ônibus.
Fundada em 1939, em Crissiumal, e com sede em Porto Alegre, a Viação Ouro e Prata está introduzindo uma solução para internet via satélite, batizada de Opconecta, que garante conexão em 100% das viagens - ao menos nos veículos equipados com essa tecnologia - mesmo em lugares sem sinal.
Com essa nova ferramenta, os passageiros poderão acessar redes sociais, e-mails, trabalhar remotamente ou assistir a filmes e séries sem preocupações com perda de sinal ao longo da viagem.
— A tecnologia reforça o compromisso da Viação Ouro e Prata em proporcionar aos seus clientes uma experiência de viagem de alta qualidade, sendo este um dos nossos pilares, além do conforto e segurança para todos os viajantes, seja em pequenas, médias ou longas viagens — destaca o diretor de operações da Ouro e Prata, Carlos Bernaud.
A empresa planeja implementar a tecnologia em metade de sua frota atual nos próximos três meses. Os passageiros poderão identificar se o serviço já está disponível em um determinado ônibus por meio de adesivos.
— Fizemos diversos testes antes da implementação para que os passageiros tenham a melhor experiência durante as viagens. Notamos que a velocidade da Opconecta consegue atingir até 220 Mb/s. Isso atenderia a cerca de 200 colaboradores trabalhando em uma empresa, ou à possibilidade de assistir 300 vídeos simultâneos, por exemplo — explica o gerente de TI da Ouro e Prata, Luzandro Tietbohl.
* Colaborou Mathias Boni