A startup Grilo Mobilidade, que se propunha a dar caronas sustentáveis - feitas com triciclos elétricos - até esta quinta-feira (31) em Porto Alegre, vai modificar sua operação.
A partir de sexta-feira (1º), passará a focar seus "pulos" - como chama as corridas, devido a seu nome - em parcerias com empresas para transporte de mercadorias e pessoas.
No aplicativo de uso geral, manterá apenas o serviço de entregas, com possibilidade de até três paradas mais o destino final. A modalidade fica disponível de segunda a sexta, das 9h às 19h, com a opção de solicitar mais de um veículo ao mesmo tempo.
Com a mudança, parte da frota literalmente verde da Grilo será modificada para levar apenas mercadorias e pets, podendo carregar até 200 quilos em cada entrega. O serviço, executado por condutores especializados, também poderá ser realizado de forma personalizada, conforme demandas de empresas.
Segundo estimativa da empresa, a cada entrega, três quilos de CO₂ deixam de ser emitidos na atmosfera – um dos principais gases causadores do efeito estufa.
— Nosso objetivo sempre foi encontrar meios de construir cidades mais inteligentes e inovadoras. Adotar a mobilidade elétrica fortalece a reputação das empresas e atrai consumidores conscientes. Além disso, resulta em menos poluição sonora e atmosférica — afirma o CEO da Grilo, Carlos Novaes.
Empresas como a Panvel Farmácias e o Zmart – que funciona como supermercado 100% online – já utilizam o serviço de entregas da Grilo. O Instituto Caldeira começará a usar o serviço da Grilo para levar passageiros até a estação Farrapos do Trensurb. Para marcar a mudança, todos usuários já cadastrados no aplicativo terão desconto de 15% para fazer entregas pelo app da marca, utilizando o cupom ENTREGA15 até 30 de setembro.
A Grilo foi fundada em Porto Alegre em 2019 e começou a operar nas ruas em 2020. O serviço de entregas funciona em bairros como Centro Histórico, Cidade Baixa, Bom Fim, Moinhos de Vento, Rio Branco, 4º Distrito e Praia de Belas.
* Colaborou Mathias Boni