Um trio de economistas muito conhecidos no mercado brasileiro estará reunido em um painel no Fórum da Liberdade 2024, que ocorre na PUCRS, em Porto Alegre, nos dias 4 e 5 de abril. Para debater reformas estruturais e produtividade no Brasil, Gustavo Franco, Zeina Latif e Marcos Lisboa estarão juntos no palco na quinta-feira (4).
Gustavo Franco foi presidente do Banco Central entre 1997 e 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso, e um dos formuladores do Plano Real, que completa 30 anos em 2024. Depois de deixar o BC, fundou a Rio Bravo Investimentos, instituição na área de fundos de investimento, crédito e infraestrutura, com cerca de R$ 13 bilhões sob gestão.
Zeina Latif é consultora econômica e sócia da Gibraltar Consulting, e também teve passagem pela administração pública, como secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Sua carreira é marcada pela atuação no mercado financeiro, como o período em que foi economista-chefe da XP Investimentos.
Marcos Lisboa foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no primeiro governo Lula, entre 2003 e 2005. De 2006 a 2009, foi diretor executivo do Itaú-Unibanco. Depois, teve passagem marcante pelo Insper, uma instituição de ensino e pesquisa, a qual presidiu entre 2015 e 2023.
A edição de 2024 será a 37ª do Fórum da Liberdade. Realizado pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o evento deste ano traz o questionamento "Admirável Mundo Livre?", fazendo referência ao clássico Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley.
* Colaborou Mathias Boni