Agora é oficial: Animale, Arezzo, Farm, Hering, Reserva e outras três dezenas de marcas serão parte de uma só empresa. A maior fusão no varejo em uma década vai unir a mineira Arezzo&Co e a carioca Soma para criar a segunda maior empresa no segmento, só abaixo da Lojas Renner, como disse à coluna Cecília Rapassi, sócia-diretora da Gouvêa Fashion Business, com 20 anos de experiência no setor.
Para lembrar, em 2022 a rede gaúcha apareceu no radar de possíveis aquisições da Arezzo, quando a empresa começou a sinalizar que pretendia se transformar em uma "house of brand" (casa de marcas).
A Arezzo, que nasceu calçadista em Belo Horizonte na década de 1970, tem 450 lojas em sua rede de franquias em 180 cidades e havia começado a entrar no segmento de vestuário. Agora, com a fusão com a Soma - grupo carioca que começou com a grife Animale e passou a crescer com a fusão com a Farm, em 2010, reforça posição em moda em geral.
O negócio vai gerar uma das maiores concentrações de marcas do mundo, muitas com rede própria de lojas. Conforme Fabiano Zortéa, coordenador estadual de varejo do Sebrae RS, um dos motivos desse movimento é buscar musculatura para enfrentar a entrada de marcas chinesas no Brasil.
É um conglomerado diferente da Renner: Arezzo e Soma têm lojas separadas para para uma das marcas, enquanto a rede gaúcha usa nomes distintos para suas coleções, mas os vende juntos em unidades maiores. As estratégias também são diferentes: enquanto a Renner foca em peças mais acessíveis, a empresa resultante da fusão concorre na mesma faixa de renda com algumas marcas, mas também entra em faixas de maior poder de compra, como a Animale.
Especialistas em varejo não descartam que, depois da liberação legal da fusão, a empresa que resultará da união entre Arezzo e Soma fique mais parecida, concentrando essas marcas em lojas que ofereçam todas as opções, inclusive para reduzir custos e aumentar o lucro. Caso isso se confirme, pode "fazer sombra" à que é hoje o maior varejo de moda do Brasil.
Assim como a Arezzo&Co., a rede gaúcha fez uma oferta de ações, mas surpreendeu o mercado ao não comprar concorrentes, mas empresas complementares. A primeira foi a Repassa, um brechó virtual, e a segunda foi a Uelo, plataforma de logística focada na parte final da entrega para o cliente, chamada no segmento de "última milha". Também preferiu investir em um grande centro de distribuição em Cabreúva (SP).
A superconcentração
Superconcentração
As marcas - algumas apenas segmentados - reunidas na fusão da Arezzo com a Soma
Eram só da Arezzo
- Arezzo
- Brizza
- Schutz
- Alexandre Birman
- Anacapri
- Alme
- Vans
- ZZ Mall
- Troc
- Reversa
- Carol Bassi
- Paris Texas
- Reserva
- Reserva Oficina
- Reserva Mini
- Reserva Go
- Baw
- Simples
- Vicenza
Eram só da Soma
- Animale
- Animale Jeans
- Cris Barros
- Baw
- Dzarm
- Farm
- Farm Ro
- Fábula
- Foxton
- Hering (feminina)
- Hering (masculina)
- Hering Kids
- Maria Filó
- NV
- Off Premium
Fonte: apresentação das empresas