Aplicativo de atendimento médico remoto desenvolvido no Rio Grande do Sul, o Olá Doutor, que tem sede em Caxias do Sul, teve aumento de 1.300% no número de consultas ao lngo de 2023. Em janeiro do ano passado, foram realizados cerca de 200 atendimentos pela plataforma, número que chegou a cerca de 2,8 mil em dezembro.
Em todo o ano passado, foram feitos ao redor de 11 mil atendimentos pelo aplicativo. Em 2022, haviam sido 2.038 consultas.
— Esses dados indicam não apenas a aceitação da telemedicina assíncrona, mas também seu papel vital na transformação do acesso à saúde, oferecendo alternativa conveniente e eficiente aos usuários — afirma o CEO do Olá Doutor, Anderson Zili.
Telemedicina assíncrona é um tipo de consulta feito à distância, sem que o profissional de saúde e o paciente estejam conectados ao mesmo tempo na plataforma. Um exemplo: um e-mail ou outro formato de mensagem pode ser enviado ao médico, que responde em outro momento.
Ainda em 2023, o aplicativo teve aumento de 355% de usuários de primeira consulta em comparação com 2022. O número de downloads do aplicativo cresceu 440%, e o de novos cadastros aumentou 342% no mesmo período.
— O crescimento em todas as métricas sugere que a telemedicina assíncrona está se consolidando como uma ferramenta essencial no cenário da saúde — reforça Zili.
A plataforma tem 1,2 mil médicos para atendimento dos pacientes, todos cadastrados no Conselho Federal de Medicina. Os profissionais atendem em pelo menos 23 especialidades.
* Colaborou Mathias Boni