Aplicativo de mobilidade urbana desenvolvido no modelo de cooperativa Liga Coop começa em 4 de março os testes para a modalidade Liga Corp, de viagens corporativas, a pedido de empresas.
Essa etapa inicial será feita em parceria com a Sicredi Origens (atua na Região Metropolitana), e os resultados serão apresentados na Gramado Summit 2024, que ocorre entre 10 e 12 de abril.
O planejamento e a execução são acompanhados pelo projeto de aceleração de cooperativas, o AceleraCoop, da Sicredi Pioneira (atua em 21 municípios entre o Vale do Sinos e a Serra Gaúcha), com Coonecta e Innoscience. A fase piloto é exclusiva para cooperativas associadas à Sicredi Pioneira.
— Estamos motivados pela oportunidade de iniciar esse modelo para oferecer às empresas uma solução dedicada e eficiente para suas necessidades de viagens corporativas, elevando padrões de qualidade e gestão através da Liga Corp — destaca o presidente da Cooperativa de Mobilidade Urbana do Rio Grande do Sul e da Federação Nacional das Cooperativas de Mobilidade Urbana Liga Coop, Márcio Guimarães.
Nessa modalidade, conforme a Liga Coop, as empresas terão controle sobre as contas e poderão adicionar seus colaboradores para solicitar viagens. Depois do período de testes, a Liga Coop projeta que a modalidade esteja disponível para todas as empresas de Porto Alegre e todos os municípios do Estado onde o app já funciona. Também deverá ser estendida para outros Estados, a todas as cooperativas que fazem parte da Federação Nacional de Mobilidade Urbana que se interessems em aderir.
Antes do lançamento do projeto-piloto, os motoristas designados para atender a essa modalidade estão passando por treinamentos sobre cooperativismo, economia solidária e atendimento. Os carros que atenderão à categoria também passam por revisões. A Liga Coop foi criada em 2021 em Caxias do Sul.
* Colaborou Mathias Boni