Os motoristas de veículos elétricos que circularem pela BR-101, em Torres, vão encontrar uma comodidade no trajeto. Foi naugurada a primeira estação de recarga ultrarrápida, capaz de carregar 100% da bateria em menos de uma hora - dependendo do modelo.
A estação foi adicionada ao posto de combustíveis Primavera/Terra Nova, da bandeira BR, no quilômetro 4 da rodovia. A instalação é da Magnani Luz e Energia, de Caxias do Sul, que tem filial em Torres e capitaneia a rota do veículo elétrico do Rio Grande do Sul. Esse é o seu ponto de número nove (confira todos no final do texto).
O diretor de eficiência energética da companhia, Carlos Magnani, destaca que a estação de recarga da BR-101, em Torres, é a do modelo "station", o mais potente de toda a rota, e foi desenvolvido pela parceira WEG para rodovias com alto tráfego de veículos. Trata-se de um sistema com potência de 60KW de CC (corrente contínua).
— À medida que crescem as vendas de veículos elétricos, teremos demanda muito maior por infraestruturas confiáveis e com garantia — destaca Magnani.
No Posto Primavera, há também uma usina de energia solar. Por ser ultrarrápida, a nova estação de recarga é duas vezes mais ágil no carregamento. O tempo exato depende de outras variáveis, como o inversor de potência e o banco de baterias do veículo elétrico.
O crescimento na instalação de sistemas de recarga de automóveis elétricos vem na esteira da popularização desses modelos, com novas montadoras atuando no mercado brasileiro e queda nos preços. Conforme a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), de janeiro a agosto o Brasil emplacou 49.052 carros elétricos, quantidade equivalente à de todo o ano passado.
Entre outros destinos, Gramado também está na mira da Magnani para a instalação de uma estação de recarga em 2024. No momento, informa a empresa, não há custo para a recarga dos veículos elétricos. Para o futuro, está em estudo uma forma de cobrança.
Outros pontos em operação na rota do veículo elétrico no Rio Grande do Sul:
- Casa Fagundes (BR-116/distrito caxiense de Vila Cristina);
- Café Tainhas (Rota do Sol/São Francisco de Paula);
- Cantinho do Pescador (Torres);
- Nova Magnani (Av. Rubem Bento Alves, 4.188, bairro São José, Perimetral Norte, Caxias do Sul);
- Centro Comercial Parque dos Vinhedos (Vale dos Vinhedos);
- CIC Caxias (Rua Ítalo Victor Bersani, 1.134);
- Posto Trevo da Rota/Rodoil (Lajeado Grande/Rota do Sol);
- Churrascaria Imperador (Av. Júlio de Castilhos, 3.096, Bairro São Pelegrino, Caxias do Sul).
* Colaborou Mathias Boni