A Magnani Luz e Energia, fundada há 52 anos, está construindo uma nova sede em Caxias do Sul. O projeto receberá investimento de cerca de R$ 15 milhões, e tem inauguração prevista para o primeiro trimestre de 2023.
A nova sede representará a contratação de 40 novos colaboradores diretos, acréscimo de 40% no quadro atual de funcionários da empresa. A nova unidade terá 6 mil metros quadrados, o equivalente a quatro vezes o tamanho da sede atual.
A Magnani projeta que a inauguração da nova sede dobrará sua receita já em 2023, e a transformará na maior empresa em faturamento no segmento de luz e energia do Rio Grande do Sul (com a privatização da CEEE, as companhias de distribuição, transmissão e geração são de fora do Estado).
A operação inclui serviços de material elétrico, iluminação, eficiência energética, energia solar, automação residencial e industrial, carregadores de veículos elétricos e mobilidade elétrica, entre outros filões a explorar com a evolução da internet das coisas e a chegada do 5G.
Serão cerca de 30 mil itens à pronta entrega, com a aplicação de um conceito de autosserviço assistido, seguindo modelo de outros players internacionais do setor, em parceria com marcas como WEG, Legrand, Siemens e Osram/Ledvance.
O empreendimento compreenderá, além de todos os setores e auditório, espaço frontal com estações de recarga de veículos elétricos e uma ilha de coworking para parceiros, arquitetos, engenheiros e profissionais da área. Diretor-geral da Magnani Luz e Energia, Paulo Magnani diz que o projeto da nova sede começou a ser pensado há cinco anos, e reflete o momento de expansão da empresa.
— Hoje vendemos em todos os canais, por e-commerce, marketplace, televendas, nossas equipes vão até o cliente, mas precisamos de um espaço físico atraente para apresentar os produtos, um showroom, uma vitrine que traduza nosso conceito de usina de inovações — pontua.
Além da atual sede em Caxias do Sul, a empresa também tem há 12 anos uma filial em Torres, que atende todo o litoral norte gaúcho.
* Colaborou Mathias Boni