Em setembro passado, o Tecon Santa Clara, terminal de contêineres de navegação interior localizado em Triunfo, registrou recorde de movimentação, com 5.073 TEUs (unidade de medida que corresponde a um contêiner de 20 pés).
Foi o melhor desempenho desde que o terminal do transporte regular pela hidrovia começou a operar, em outubro de 2016. Uma parceria entre Wilson Sons, operadora logística portuária, e Braskem, reativou o píer IV do terminal, e retomou o transporte de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o porto de Rio Grande.
Desde outubro de 2016, o terminal completou 283.780 TEUs transportados em sete anos de operação. Até setembro, a maior movimentação registrada havia sido em março deste ano, com 4.765 TEUs.
Localizado no Polo Petroquímico de Triunfo, o Tecon Santa Clara faz transporte multimodal de cargas de importação, exportação e cabotagem. Tem duas barcaças e quatro escalas semanais no Tecon Rio Grande. Com cerca de 170 clientes, faz circular resinas plásticas, frango congelado, madeira, borrachas, tabaco, sucata, utensílios domésticos, móveis e plásticos. Os produtos têm como origem ou destino principal as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Lajeado, Taquari e Serafina Corrêa.
Em 2022, a Wilson Sons ampliou em 33% a sua capacidade operacional, com a inclusão da barcaça Guaíba, de 160 TEUs, em substituição da antiga, de 120 TEUs. Conforme a Wilson Sons, também no ano passado o Tecon Santa Clara foi destacado como um dos melhores do Brasil pelo Ministério da Infraestrutura no Prêmio Portos + Brasil, na categoria Movimentação de Contêineres em Terminais Privados.
* Colaborou Mathias Boni