Enquanto segue o debate da reforma tributária - que deveria ter sua primeira etapa concluída neste mês -, nasce em Porto Alegre o Instituto de Gestores e Executivos de Tributos (Iget,) que será lançado na próxima sexta-feira (20).
A instituição, sem fins lucrativos, foi idealizada pelo escritório Charneski Advogados, também da Capital. A intenção é reunir de forma periódica profissionais responsáveis pelas questões centrais que permeiam a gestão de tributos nas empresas.
O Iget organizará também cursos sobre o tema dentro das empresas para fomentar o conhecimento e o treinamento dos associados e interessados sobre gestão tributária.
— Nosso compromisso é oferecer um ambiente colaborativo, no qual todos os participantes possam se beneficiar do compartilhamento de ideias, experiências e melhores práticas, contribuindo para o desenvolvimento conjunto do conhecimento tributário — enfatiza Heron Charneski, advogado e contador, e fundador do Iget.
O Iget surgiu do Grupo de Estudos Tributários (GET), desenvolvido nos últimos 10 anos pelo escritório Charneski Advogados, especializado nas áreas tributária e societária. Desde 2013, o projeto promoveu 27 encontros, reunindo mais de 80 executivos das áreas tributária, jurídica, contábil e financeira, de empresas de destaque da região sul do país. Por isso, a proposta é consolidar e aprimorar as experiências anteriores, com a organização e ampliação dessas atividades.
* Colaborou Mathias Boni