Uma nova marca de guitarras e violões de alta qualidade chega ao mercado brasileiro nesta semana. É a Hertom, criada pela ProShows, de Canoas, uma das maiores empresas de iluminação e importação de equipamentos de áudio do Brasil.
A Hertom começou a ser desenvolvida há cerca de cinco anos, com objetivo de oferecer instrumentos de qualidade comparável à de marcas estrangeiras renomadas e melhor relação entre custo e benefício. A marca inclui uma linha de produtos de vestuário e assessórios, como camisetas, gorros, bonés e tênis, desenvolvidas em parceira com a marca Aragäna.
— Precisávamos de um projeto impactante para conquistar a liderança nesse segmento, algo nunca antes feito no Brasil, que realmente fizesse a diferença — afirma o CEO da ProShows, Vladimir de Souza.
Para criar a Hertom, Vladimir se uniu a dois dos mais conhecidos luthiers (construtores de instrumentos de corda) do país, João Cassias e Ivan Freitas. Cassias foi o primeiro brasileiro a concluir o master da escola de luthiers Galloup Guitars, em Michigan (EUA). Também estagiou na oficina do luthier Ervin Somogyi, em Berkeley (EUA), e se especializou em guitarras archtop com Tom Ribbecke, em Sonoma (EUA). para a Hertom, criou oito violões.
Freitas, responsável pelas cinco opções da linha de guitarras Hertom, é luthier há cerca de 30 anos. É especialista em instrumentos premium, masterbuilder da Music Maker Guitars, e já desenvolveu guitarras e violões para nomes como Eduardo Ardanuy, Kiko Loureiro, Chitãozinho & Chororó, Titãs e Capital Inicial.
— Demos liberdade aos nossos luthiers nos aspectos técnicos, e utilizamos o que há de melhor em componentes no mundo, das tarraxas japonesas Gotoh aos braços em peça única de mogno africano — destaca Bruno de Souza, gerente de desenvolvimento de produtos e novos negócios da ProShows.
O lançamento formal da Hertom ocorre quinta-feira (28), no bar Blue Note, em São Paulo, com show da banda Barão Vermelho e participação especial de Vitor Kley.
* Colaborou Mathias Boni