Por enquanto, é um estande no terceiro andar do Moinhos Shopping. Mas a Livraria Paisagem prepara a abertura de uma loja própria de 170 metros quadrados nos próximos meses, ainda em tempo de atender a movimentação de compras do fim de ano.
Não é miragem: enquanto grandes redes que marcaram época no país definham, livrarias ainda encontram lugar em shopping centers.
No estande, que tem 40 metros quadrados, a Paisagem é formada por cerca de 500 títulos, incluindo volumes exclusivos, como a edição de colecionador do livro “Amazônia SUMO”, de Sebastião Salgado, com algumas de suas imagens mais icônicas da floresta.
A obra é acompanhada por uma estante assinada por Renzo Piano - arquiteto italiano responsável pelo Centro Georges Pompidou, em Paris -, criada especialmente para dar suporte à publicação. Os 10 primeiros volumes estão à venda pelo valor promocional de R$ 15 mil - o preço original é de R$ 25 mil.
Com cerca de 40 anos no mercado, a Livraria Paisagem é a maior distribuidora de livros importados do país. Tem exclusividade sobre os títulos da editora alemã Taschen. As edições da Taschen que celebram o trabalho da pintora modernista brasileira Beatriz Milhazes, assim como a carreira da modelo gaúcha Gisele Bündchen, fazem parte do catálogo da operação no Moinhos.
Além de livros de artes de editoras tradicionais, como Konemann, Teneues, Rizzoli e Abrams, a Paisagem também oferece publicações de ficção e não ficção para adultos e crianças, de editoras nacionais e internacionais.
— Esta será a nossa maior loja própria no país, pois acreditamos muito na parceria com o Moinhos Shopping, uma vez que, como empresa distribuidora, já temos amplo conhecimento sobre o potencial do público do shopping, em especial para os livros de arte, que são o nosso carro-chefe — afirma Aguimério Silva, diretor da Paisagem.
* Colaborou Mathias Boni