A gaúcha Melnick recebeu nesta semana dois "Oscar da construção" nacional. Foi premiada em duas categorias do Prêmio Master Imobiliário: produto do ano, com o Nilo Square, projeto em parceria com a Dallasanta, e de comercialização, com o Melnick Day, evento de vendas realizado há 12 anos.
Ao comentar os prêmios à coluna, o CEO da empresa, Leandro Melnick, disse que o projeto de um prédio de 41 andares no Centro Histórico terá adaptações, não pela polêmica provocada, mas pelo estágio de desenvolvimento em que ainda está, em fase de aprovação.
Leandro observa que a Melnick já havia recebido um "Oscar da construção" pelo Pontal, mas é a primeira vez que recebe dois na mesma edição. O Prêmio Master Imobiliário se espelha no Prix d'Excellence, concedido pela Federação Internacional Imobiliária (Fiabci) e criado em 1994 por Fiabci-Brasil e Secovi-SP. Por isso, é um dos que têm mais credibilidade no segmento.
Apesar da visibilidade nacional que esse tipo de premiação dá, o CEO afirma que a atuação da empresa ainda se restringe à Região Sul, com atuação mais focada em investimentos financeiros em construção civil no Paraná.
Sobre o projeto polêmico do edifício na Avenida Duque de Caxias, Leandro afirma que faz parte do esforço da cidade para revitalizar o Centro Histórico. Lembra que estavam previstos elevadores de uso público para ligar a Cidade Baixa à antiga cidade alta, onde se concentram as sedes de poderes públicos de Porto Alegre, além de um restaurante, também aberto à população em geral, no terraço.
— Entramos em um projeto com a estrutura legal posta pela prefeitura, não nessa administração, mas há mais tempo — argumentou.
A coluna perguntou se poderia haver alguma adaptação do projeto, diante da reação de entidades, e o empresário admitiu:
— Faz parte da aprovação do projeto essa conversa com as partes relacionadas. Entendemos que, como está, terá impactos positivos. Mas não está concluído, está em tramitação, que vai levar a várias adaptações. Mas não será adaptado por essa polêmica que surgiu, mas porque isso é parte do processo de tramitação.