Dona do tradicional Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a empresa Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spas obteve alta de 18,5% no faturamento no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2022. Neste mês, a rede completa 65 anos de atividades, que começaram com a inauguração do Plaza Hotel, em 1958.
De acordo com Oscar Schmidt, diretor da rede, os resultados obtidos no semestre são resultado de forte investimento no canal direto de vendas - um terço da receita de hospedagem vem da captação originada no site da rede -, além de serviços de gastronomia e eventos sociais e corporativos.
— Investimos muito em inteligência para hotelaria, marketing, redes sociais, e estamos colhendo os frutos. A retomada dos eventos também foi importante para esse crescimento. Após a demanda represada em razão da pandemia e melhorias que fizemos nessa área, tivemos o melhor semestre nesse segmento desde 2017 — reforça.
A meta da rede é esticar o crescimento do primeiro semestre para o ano todo. Essa perspectiva também embasou o investimento na ampliação dos hotéis administrados pela companhia, com cerca de 65% de aumento da sua capacidade de acomodação hoteleira para os próximos 12 meses, passando dos atuais 633 apartamentos para um total de 1.046 apartamentos. Hoje, além de Porto Alegre, a rede tem operações na capital do Rio de Janeiro, em Camaçari (BA), Blumenau e Santo Amaro da Imperatriz, ambas em Santa Catarina.
No segundo semestre, a rede desembarca na Serra. Em setembro, ocorre a inauguração do Plaza Boulevard Convention, no Vale dos Vinhedos, entre Garibaldi e Bento Gonçalves. O investimento foi de cerca de R$ 90 milhões, e há previsão de gerar 250 empregos diretos. O empreendimento abrigará um dos maiores centros de eventos em hotel do Sul do Brasil, reforçando esse serviço crescente da rede.
Além do Plaza Boulevard Convention, a rede também já tem outro empreendimento engatilhado na Serra. Em 2026, começa a operar o Plaza T. A. Gramado, na cidade turística gaúcha.
— Estamos muito satisfeitos em começar a operar também na Serra, uma região com um potencial turístico enorme. Investidores procuraram várias bandeiras para concretizar esses projetos, e a força da nossa marca em Porto Alegre e no Estado como um todo foi fundamental para darmos esse passo — ressalta Oscar, lembrando também que, entre as inaugurações na Serra, a rede ainda vai iniciar em 2024 uma operação em Palmas, Tocantins.
* Colaborou Mathias Boni