Entidade sem fins lucrativos, o Instituto Ling, com sede no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, chegou neste ano à marca de US$ 10 milhões investidos em educação, do Ensino Fundamental à pós-graduação.
O programa de bolsas de estudo foi criado em 1995 por Sheun Ming Ling e sua esposa, Lydia Wong Ling, que vieram da China ao Estado e foram influenciados pelo confucionismo, filosofia que valoriza tanto a educação quanto a reciprocidade - ou seja, devolver de alguma forma à sociedade parte do que receberam.
Somente em 2023, foram concedidas 20 bolsas de estudo para cursos de mestrado e pós-graduação no Exterior. Foram investidos cerca de US$ 560 mil nos últimos 12 meses, para estudos em áreas como Administração, Direito e Jornalismo.
Conforme a instituição, os candidatos deste ano foram escolhidos entre mais de cem concorrentes, avaliados por trajetória acadêmica e profissional, potencial de liderança e espírito empreendedor, além da identificação com os valores do instituto.
No programa Jornalista de Visão, o instituto concede bolsas de estudos para mestrado e pós-graduação em universidades americanas e europeias para indicados ao processo de seleção por profissionais e veículos de imprensa. O programa concedeu, desde 2011, cem bolsas de estudos, seis em 2022.
Já o Start MBA/MPA é destinado a candidatos aprovados para mestrado em Administração, tanto de empresas (MBA) quanto Pública (MPA), e distribuiu 219 bolsas desde 1995. Chicago, Harvard, Pennsylvania, Stanford, London Business School, Columbia, Northwestern e MIT são as universidades que receberam o maior número de bolsistas. O LLM Instituto Ling / Gouvêa Vieira é voltado a alunos aprovados no mestrado em Direito, e já contemplou 80 jovens advogados, quatro em 2023. Harvard é a universidade que mais recebeu bolsistas do Instituto Ling.
* Colaborou Mathias Boni