Duas empresas gaúchas são pioneiras, em suas respectivas áreas, na integração do com o ChatGPT a seus serviços de atendimento. A Atendo, startup gaúcha do segmento de experiência do cliente começou a usar a ferramenta de inteligência artificial da OpenAI para analisar e responder chamados por e-mail e mensagens de WhatsApp.
Em um segmento totalmente distinto, a imobiliária Crédito Real adotou o ChatGPT na sua assistente virtual chamada Cris, que ajuda na comunicação entre os funcionários e também com corretores, locatários, locadores, síndicos e franqueados.
No caso do serviço de helpdesk, a promessa é passar a responder em segundos o que antes levava minutos graças à inteligência artificial:
— Nosso objetivo sempre foi ter a melhor experiência, tanto para quem atende como para quem é atendido. Agora, nossos clientes podem responder mensagens em segundos em vez de minutos, o que otimiza a operação das empresas e se traduz em avaliações de atendimento mais positivas — destaca Pedro Balsemão, fundador da Atendo.
A empresa parte da experiência superior a 10 anos no mercado de produtos digitais acumulada por Pedro, que foi sócio da Pmweb e cofundador do Oto CRM. Além de sugestões de resposta, o serviço da Atendo oferece a possibilidade de correção ortográfica, alteração do tom de voz e sumarização de textos.
— Uma inovação como essa agrega muito em empresas de software e de telecomunicações, que apresentam grandes volumes de atendimento e exigem respostas cada vez mais rápidas e precisas. É apenas um primeiro passo, ainda há muito por vir — projeta Pedro Balsemão.
No caso da imobiliária, a assistente virtual é pioneira no segmento. Cris foi treinada com base no conteúdo desenvolvido e em uso pela empresa em diversos canais, incluindo manuais, de síndicos, de locadores e locatários, além de conteúdos de blogs, canais de YouTube, legislação imobiliária e material do portal da Crédito Real.
— Isso faz da Cris uma especialista em todas as áreas imobiliárias em que atuamos, com a capacidade de fornecer informações atualizadas e precisas a qualquer momento de forma gratuita 0ara o cliente — explica o CEO da empresa, Carlos Ruschel.
A assistente virtual pode responder sobre gestão de imóveis e condomínios, fornecer informações sobre os processos de locação, explicar termos e conceitos imobiliários e levar a recursos úteis no site da Crédito Real, entre outros assuntos.
* Colaborou Mathias Boni