Na próxima segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Shopping Total, de Porto Alegre, terá uma novidade sustentável: será o primeiro shopping no Rio Grande do Sul a receber uma unidade do Ciclo, um serviço que, com ajuda de um aplicativo, troca resíduos recicláveis por dinheiro.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o Grupo Recicla e, na prática, funciona assim: as pessoas baixam o aplicativo da Ciclo, fazem um rápido cadastro e indicam uma conta bancária para acumular os créditos. Depois, basta levar os resíduos recicláveis separados, limpos e secos até a unidade Ciclo no largo cultural do shopping, onde o material será pesado e valorado de acordo com o preço de mercado.
O valor final é creditado na conta bancária indicada em até 24 horas úteis, pois a transferência ocorre via TED. Os créditos em dinheiro, então, podem ser gastos como a pessoa desejar.
— O objetivo da parceria com o Grupo Recicla e da instalação do Ciclo é auxiliar a comunidade e nossos clientes a descartar corretamente seus resíduos. Faz parte de um programa que o Total desenvolve para contribuir com o entorno e um mundo mais sustentáveis — afirma Gilson Ritter, gerente operacional do shopping.
O horário de funcionamento da unidade Ciclo no Shopping Total será de segunda a sábado, das 10h às 13h e das 14h às 18h. A expectativa dos administradores é de receber cerca de 12 toneladas por mês de resíduos.
Confira os materiais que são aceitos:
- Papel, papelão e embalagem: papéis de escrever, impressos, revistas, jornais, papéis de embalagens, papelão, cartolinas e embalagens cartonadas;
- Plástico duro: embalagens de produtos de limpeza e higiene, tais como xampu, condicionador, detergente e outros;
- Plástico filme: embalagens de fardos de bebidas e alimentos, sacolas plásticas, sacos de lixo, entre outros;
- PET: plásticos de bebidas e suas tampas;
- Alumínio: latas e lacres de bebidas e alimentos, aerossóis de desodorantes, utensílios domésticos, como panelas, entre outros;
- Vidro: garrafas de bebidas e potes de alimentos;
- Óleo vegetal usado: óleo de cozinha sem restos de alimentos ou molhos.
Para marcar o lançamento da unidade Ciclo no Total, às 11h de segunda-feira haverá uma cerimônia no largo cultural do shopping.
Potencial da reciclagem
De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza (Abrelpe) apresentados pelo shopping, o Brasil produziu cerca de 82 milhões de toneladas de lixo em 2022, dos quais 30% tem potencial de reciclagem. No entanto, apenas 3% são de fato reaproveitados. O Brasil teve ao redor de 19% de aumento na geração de resíduos entre 2010 e 2019, e estima-se crescimento 50% até 2050.
* Colaborou Mathias Boni