Uma clínica privada de saúde com cinco andares e investimento de R$ 120 milhões em Porto Alegre marcará a entrada da empresa peruana TVB Corp no Brasil. Chamada Famiglia, a clínica está com a estrutura de 2 mil metros quadrados já em construção na Avenida João Pessoa, quase na esquina da Avenida Ipiranga. Deve começar a operar em 2024.
— Decidimos ingressar no Brasil pela área da saúde por acreditar que há grande espaço para melhora nesse segmento, tanto do ponto de vista dos médicos quanto para a população — destaca Juan Tamayo Valz, CEO da TVB Corp.
O empreendimento na Capital terá novo modelo de negócio. Os profissionais de saúde não precisarão alugar ou comprar um consultório no local, e sim se filiar à clínica, escolhendo o dia e o turno em que deseja trabalhar.
O médico deverá repassar parte do valor das consultas para a Clínica Famiglia, mas depois terá participação nos lucros da divisão anual dos rendimentos globais da empresa. O sistema da clínica será 100% integrado, e todos os médicos terão informações sobre o quadro de saúde de cada paciente.
Para a população, a clínica tem a proposta de ser referência de atendimento para toda a família. Oferecerá cerca de 30 especialidades médicas de atendimento no local, que terá 40 consultórios, central de exames laboratório e de imagem, e até espaços para pequenos procedimentos. No início, o atendimento será 100% privados, sem convênios com planos de saúde.
— O Brasil é muito potente, é um país com economia muito grande e com uma população que equivale a um continente. É uma opção muito importante para os negócios, ainda mais aqui na nossa região — reforça Juan.
No Peru, a TVB Corp atua desde o final da década de 1990. Foi fundada pelo pai de Juan, que depois entrou para o negócio com o irmão. A empresa começou suas atividades no ramo da construção civil, se expandiu para áreas como agropecuária e exportação e importação, levando parte de sua operação também para os Estados Unidos.
Além do potencial econômico brasileiro, os planos de Juan para ingressar no mercado brasileiro, especificamente no Rio Grande do Sul, também têm uma raiz afetiva: ele é casado com uma gaúcha, nascida em Alegrete.
— O Rio Grande do Sul tem um p úblico rigoroso, que exige serviços de qualidade. Se tivermos sucesso aqui, saberemos que estamos preparados para ampliar nossa operação no país — enfatiza o peruano, revelando que a empresa tem também planos de abrir no futuro operações em outros locais do país, preferencialmente na Região Sul.
Em Porto Alegre, a construção da clínica está sendo realizada em parceria com o Grupo Andora. Após algumas visitas de conhecimento, as obras iniciaram em 2022, e a previsão de inauguração da clínica é em 2024.
O diretor clínico da Clínica Famiglia será Luciano Vitola, pediatra especialista em doenças respiratórias. Vitola já atuou como gerente corporativo e médico do setor de qualidade hospitalar na Santa Casa de Porto Alegre, e também foi diretor técnico no Hospital Don João Becker, em Gravataí.
— Esse novo modelo de negócios possibilita aos profissionais uma atuação mais personalizada e humanizada, com valores condizentes a este padrão de assistência. O foco na família e seu funcionamento vai à origem das doenças, propiciando mudanças reais de qualidade de vida — ressalta Vitola.
* Colaborou Mathias Boni