Com sede em Porto Alegre, Grupo Andora completa 10 anos neste mês com foco na execução de projetos capazes de conquistar a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), um mais reconhecidos selos internacionais de sustentabilidade.
Um dos mais recentes empreendimentos entregues pela empresa, o hotel Moov, em Porto Alegre, recebeu o nível platina do selo, algo que apenas cerca de 5% dos projetos avaliados alcançam.
Para garantir o certificado, o sistema Leed analisa aspectos como localização e transporte, terrenos sustentáveis, eficiência no uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, inovação e design. Sócio do Andora, Flávio Dahlem da Rosa destaca que, ao construir edifícios energeticamente eficientes, há significativa redução no consumo de energia e, assim, também nos custos operacionais em longo prazo.
Para obter o selo, destaca o empresário, é preciso garantir sustentabilidade em todas as etapas do processo construtivo, desde a elaboração do projeto até a conclusão da obra. Isso inclui a utilização de materiais de construção e isolamento térmico adequados, sistemas de iluminação eficientes e adoção de tecnologias de energia renovável sempre que possível.
Além do Moov, outros empreendimentos do Andora e já certificados pelo Leed incluem a SLC Máquinas Agrícolas, em Cruz Alta, e a superintendência Sicredi Zona Sul, ao lado do Teatro Sicredi Zona Sul, em Pelotas. Ao menos outros três projetos têm processos de certificação em andamento, como a superintendência regional Sicredi das Culturas em Ijuí, a superintendência Sicredi Noroeste em Três de Maio e o Centro de Experimentação Eurogarden em Maringá, no Paraná.
* Colaborou Mathias Boni