Um dos maiores terminais de contêineres do país, o Tecon Rio Grande passou a ter nova rota para tráfego entre o Estado e o norte da Europa.
Segundo a Wilson Sons, que administra o terminal, a rota é feita por meio da linha marítima chamada "Samba", da empresa Maersk, líder global em serviços de transporte e logística.
O serviço é oferecido semanalmente e substitui a rota chamada "Bossa Nova" de transbordo. Esse tipo de transporte prevê a mudança de meio de transporte no meio do caminho. Com a nova rota, as mercadorias seguirão no mesmo veículo até o destino. Com isso, há redução de até 10 dias no tempo de trânsito.
— Além de melhorar o tempo de trânsito, a linha tem navios maiores, ofertando ao mercado gaúcho maior disponibilidade para cargas que estão no fluxo entre Rio Grande e o norte da Europa — detalha Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon.
O de Rio Grande é considerado o terminais de contêineres mais automatizado do Brasil, com mais de 3 mil clientes, entre importadores e exportadores. Recebe as principais linhas que fazem escala no Brasil e oferece serviços semanais a partir de 12 clientes armadores.
* Colaborou Camila Silva