Para ter operação mais sustentável e reduzir o contágio por bactérias, o Grupo São Pietro Saúde fechou contrato com a Nanowear Brasil.
A startup vai fornecer tecidos para todos os ambientes da rede, incluindo o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre. Conforme o grupo de saúde, será o primeiro da Capital a usar essa tecnologia em seu enxoval (lençóis, toalhas).
Segundo Luciano Zuffo, sócio-fundador do grupo, estudos indicam redução de bactérias e menor risco de contaminação cruzada em vestimentas (jalecos) e roupas de cama e banho com aplicação de características como nanorepelência (a líquidos e sujeiras), além de maior durabilidade.
— Há também ganho ambiental, com menor necessidade de detergentes e sabão e aumento da vida útil do enxoval. Essa parceria reforça o propósito de inovar mantendo os pilares da sustentabilidade — afirma Zuffo.
Com sede no Tecnopuc, a Nanowear é uma nanotech, ou seja, pesquisa, desenvolve, cria e vende têxteis com uso de nanotecnologias. CEO da Nanowear, Andrè Flôrès afirma que os materiais foram testados e têm eficiência de inibição da proliferação de 99,99% em mais de 650 micro-organismos patogênicos, ajudando no combate de infecções hospitalares e contaminação.
— A empresa tem realizado diversos projetos de pesquisa científica evidenciando, com fatos e dados, o potencial de diminuir a contaminação cruzada em ambientes hospitalares e gerar redução de lavanderia com uso de vestimentas e enxovais com nanotecnologia — afirma.
Segundo o São Pietro, outro benefício da parceira é a possibilidade de desenvolvimento de novos produtos com nanotecnologia voltados a oftalmologia, urologia e população sênior.
ESG na Prática
Atividades econômicas sem responsabilidade social e ambiental estão se tornando obsoletas. Práticas ESG (governança corporativa, social e ambiental) não são "moda": fazem parte da mesma transformação que digitaliza negócios e interações pessoais. Inovação não é só tecnologia, mas também diversidade e inclusão. Esta seção mostra o ESG na prática. Sugestões podem ser enviadas para camila.silva@zerohora.com.br e marta.sfredo@zerohora.com.br
* Colaborou Camila Silva