O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
O Hospital Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre, deu mais um passo em suas práticas sustentáveis. A instituição hospitalar aprovou, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a CEEE Grupo Equatorial, a instalação de uma planta fotovoltaica sobre um dos estacionamentos do complexo. O investimento é de R$ 1 milhão.
A medida possibilitará que a energia nas salas e consultórios no prédio do DOC Melnick Even e de anexos administrativos do complexo, também localizados no bairro Moinhos de Vento, seja gerada a partir das placas solares — e não mais por meio do que é distribuído pela concessionária.
— Estimamos que o investimento voltará em cerca de 72 meses. Depois disso, a economia deve ser, em média, de R$ 13 mil por mês, valor que será aplicado em investimentos na própria instituição. Esse avanço reforça, mais uma vez, nosso compromisso com as práticas sustentáveis — afirma o CEO do Hospital Moinhos, Mohamed Parrini.
Nesses espaços, o hospital mantém setores voltados à tecnologia da informação, jurídico, administrativo, além de serviço de neurologia, telemedicina e o escritório de projetos do Proadi-SUS. A previsão é que a obra seja concluída nos próximos meses.
O superintendente administrativo, Evandro Moraes, explica que a ampliação de medidas sustentáveis é um dos pilares da gestão:
— Nossa presença consolidada no mercado livre de energia não impede que continuemos buscando recursos para expandir a capacidade de consumo sustentável. As práticas de ESG são prioridade da nossa governança.
Conforme a coluna informou, em 2021, o hospital recebeu a certificação internacional I-REC, que identifica operações 100% abastecidas com energia renovável, pela primeira vez concedida a uma instituição de saúde na Região Sul.
ESG na Prática
Atividades econômicas sem responsabilidade social e ambiental estão se tornando obsoletas. Práticas ESG (governança corporativa, social e ambiental) não são "moda": fazem parte da mesma transformação que digitaliza negócios e interações pessoais. Inovação não é só tecnologia, mas também diversidade e inclusão. Esta seção mostra o ESG na prática. Sugestões podem ser enviadas para camila.silva@zerohora.com.br e marta.sfredo@zerohora.com.br
* Colaborou Camila Silva