Parece até mentira — diante dos avanços ao longo da história em relação às mulheres e o mercado de trabalho — , mas não é: as comissárias de bordo ainda têm como padrão o uso de sapatos de salto no trabalho.
Neste mês, isso começa a mudar: a Gol se tornou a primeira companhia aérea a adotar o uso de tênis entre os funcionários, com ajuda de uma criação de gaúchos.
A mudança está sendo feita em parceria com a startup Yuool, fundada por gaúchos em 2017, com objetivo de dar maior conforto às pessoas. A empresa desenvolveu para a Gol um modelo exclusivo e sustentável: um tênis com cabedal - parte de cima do calçado - feito 100% de garrafas pet recicladas e solado de grafeno (que dá maior resistência ao calçado).
A empresa pontua que a medida não só "muda a cultura de vestimenta", como segue uma "demanda global de cuidados com o ambiente". Os homens, que usavam sapatos com padrão, também receberão os tênis. Segundo a empresa, o produto "não faz distinção de gênero". Ao todo, serão 11 mil pares de tênis distribuídos para os funcionários.
— Os aeroportos estão ficando mais modernos e aumentando de tamanho, e o tênis trará mais leveza e comodidade às caminhadas. E não é apenas uma opção para o nosso time de solo, mas também para a nossa tripulação. Fiz questão de usá-los antes do lançamento e participar de todo o processo de desenvolvimento de perto — afirma Jean Nogueira, chief people officer (diretor de RH, como se dizia "antigamente") da Gol.
* Colaborou Camila Silva