Uma plataforma que conecta empreendedores e investidores é a nova aposta da gaúcha Ventiur Aceleradora. Batizada de Angels Wallet (em português, carteira de anjos), a iniciativa busca democratizar o investimento em startups de alto desempenho e aproximar potenciais investidores à "comunidade" da empresa.
Com a ferramenta, é possível começar a investir a partir R$ 2 mil. Na estreia, o apoio na captação é para a a startup Forme, que atua no segmento de educação financeira. O objetivo é de buscar R$ 800 mil, dos quais já estão assegurados 83%.
Fundada em 2020, a Forme é focada em crianças de três a 14 anos. Atualmente, a startup tem 9 mil alunos de escolas privadas em 21 Estados. Os conteúdos são voltados para educação infantil e ensino fundamental. A empresa planeja o desenvolvimento de materiais para o Ensino Médio até o fim do ano.
— A plataforma conecta empreendedores a investidores experientes e qualificados. É uma forma inteligente de se inserir no universo das startups, diversificando investimentos, gerando impacto e apoiando empreendedores — descreve Camilla Telles, head da Angels Wallet.
Para investidores, o acesso e o processo é simplificado, e, para startups, é necessário o cadastramento, seguido de avaliações técnica, jurídica, financeira e de mercado. Segundo a Ventiur, até o final do semestre, será possível negociar títulos de startups no mercado subsequente (uma espécie de mercado de balcão de bolsa de valores). A medida foi aprovada em abril de 2022, com a resolução 88 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado financeiro do Brasil, e proporcionará mais liquidez ao setor.
* Colaborou Camila Silva
Leia mais colunas de Marta Sfredo