Em parceria com a aceleradora Ventiur, a cooperativa de crédito Sicredi está desenvolvendo um projeto de desenvolvimento de startups. O alvo são negócios que possam contribuir para o crescimento das cooperativas.
A aliança vai criar o que é chamado de "veículo de investimento" nesse segmento, chamado Comunitá, que vai funcionar no modelo Corporate Venture Capital (CVC, capital de risco corporativo).
A iniciativa vem das unidades Sicredi Pioneira, que inclui Serra e Vale dos Sinos e Caminho das Águas, que abrange Vale do Paranhana e Litoral Norte. A Ventiur será responsável pelo planejamento e estruturação do projeto. As cooperativas farão parte dos aportes e definirão as empresas selecionadas.
O projeto será lançado em 7 de abril, durante a Gramado Summit, conferência de inovação que ocorre no Serra Park. Na ocasião, serão selecionadas de cinco a 10 startups para a primeira rodada de investimentos.
— O principal atrativo às startups está no acesso direto às cooperativas Sicredi Pioneira e Sicredi Caminho das Águas e seus associados, multiplicando rapidamente sua base de possíveis clientes — explica Leonardo Mezzomo, líder de inovação e corporate venture na Ventiur.
Podem se inscrever startups de todo o país com modelo de negócios já validados e cujo produto ou serviço possa ajudar as cooperativas a inovar e ganhar competitividade.
* Colaborou Camila Silva