Seis meses após criar um negócio para venda de equipamentos para energia solar, a OIW, de Taquari, acelera sua expansão nacional. Em janeiro, chegou à Capital. Para este mês, prepara sua inserção em Minas Gerais, Mato Grosso e Ceará. No segundo semestre, vai operar na Bahia.
A expansão é resultado do desempenho no novo mercado. Iniciada em julho do ano passado, a receita com a venda dos geradores fotovoltaicos superou em 35% a meta estabelecida. Para o primeiro semestre deste ano, o objetivo é elevar em 200% o atual faturamento da OIW Solar.
— Estamos preparando estoques e equipe para alcançar esse resultado. Já ultrapassamos a barreira de mil integradores (responsáveis pela execução dos projetos de energia solar nas residências e empresas) cadastrados na plataforma desde o início da operação. Nossa meta é ser um agente relevante em distribuição no Brasil — afirma o gerente comercial da OIW Solar, Leandro Farina.
No mercado há 20 anos, a empresa atua com importação de fibra ótica e se tornou líder no segmento em 2020, posição que vem mantendo. Os locais escolhidos para a expansão são estratégicos, a empresa usará seus centros de distribuição já existentes para atender as novas demandas.
Para o sócio-diretor da empresa, Roberto Azambuja Ferreira, isso facilita a operação, já que no setor de energia solar, o transporte rodoviária é um dos grandes desafios. Com dados da empresa, cerca de 95% dos equipamentos de energia solar usados no Brasil são importados, especialmente da China, o que dificulta a capacidade de entrega para quem não trabalha com estoques.
— Vamos consolidar processos e atuar para garantir disponibilidade do produto no tempo certo, além de preços competitivos — finaliza Farina.
* Colaborou Camila Silva