Quem estiver na areia das praias de Capão da Canoa e Xangri-lá, nos finais de semana de janeiro, poderá ver um "escritório" perto da ondas do mar. Não é bem um local de trabalho: o objetivo da ação é chamar atenção para o lançamento da plataforma de compartilhamento de ambientes de trabalho desenvolvida pela startup ByJobs.
– O ByJobs foi inspirado no Airbnb, mas para ambientes de trabalho. A ideia da intervenção é representar e reforçar de forma criativa a possibilidade de "trabalhar onde quiser", pressuposto na origem da startup – destaca Nicole Vedovatto, CEO da empresa.
A decoração do "escritório" foi projetada para proporcionar um espaço instagramável para quem quiser registrar e compartilhar. A estreia da instalação será no dia 7 de janeiro, que vai culminar ações de lançamento da plataforma, que já estará disponível para acesso direto a partir do próximo sábado (10).
Em ambiente de teste, o site já reúne centenas de ambientes cadastrados em diferentes regiões do Estado, em categorias como estações em ambientes colaborativos, escritórios, salas de reuniões, estúdios para gravação de lives e podcasts, consultórios, estações de beleza e bem-estar, auditórios e salas para treinamentos, para reservas de turnos ou diárias.
– Com a alta concentração de pessoas no verão, escolhemos o Litoral Norte para a ação que ocorrerá nos finais de semana de janeiro, sempre que houver clima favorável. Também estamos estudando a possibilidade de replicar a iniciativa em outras cidades no futuro – explica a CEO.
A startup tem feito experiências com usuários para reservas e uso de espaços já cadastrados no link de teste da plataforma para validar o sistema e providenciar ajuster antes do lançamento.
– Tive uma experiência muito positiva. Em vez de pesquisar espaço por espaço, acessei a plataforma e encontrei local para uma reunião presencial da diretoria da minha empresa, que atua em home office – testemunha Ana Espuny, co-fundadora da Bah Negócios e uma das participantes do período de testes.
* Colaborou Mathias Boni
Leia mais na coluna de Marta Sfredo