A coluna tem registrado a volta dos investimentos em coworking, mas tem gente que estava ligada há algum tempo nesse movimento: a startup gaúcha ByJobs, que ainda vai iniciar oficialmente suas operações, quer se lançar como "Airbnb dos ambientes de trabalho".
A empresa desenvolveu uma plataforma de serviços online para que profissionais de diferentes áreas possam anunciar, pesquisar e reservar espaços de trabalho, por turno ou por valor de diária.
A intenção é ir além do coworking. Alem de estações em ambientes colaborativos, a ferramenta vai reunir ofertas de escritórios, salas de reuniões, estúdios para gravação de lives e podcasts, consultórios, estações de beleza, auditórios e salas para treinamentos.
Proprietários de espaços podem anunciar turnos ou diárias ociosas, enquanto profissionais podem reservar os ambientes em diferentes períodos ou locais para os seus atendimentos ou eventos, reforça Nicole Vedovatto, CEO da empresa.
— O ByJobs foi inspirado no Airbnb, mas como uma plataforma para ambientes de trabalho. Nosso objetivo é promover mais flexibilidade econômica e regional, além de fomentar networking às diversas áreas do mercado — explica.
Fundada em Porto Alegre, a startup se prepara para o lançamento oficial do site, previsto para dezembro. Atualmente, as atividades estão focadas no cadastramento dos espaços. Já existe uma centena de ambientes registrados em diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Diante da versão de validação do site, o serviço online para anúncios está sendo oferecido de forma gratuita.
— Queremos encontrar um denominador comum no mercado para que todos possam crescer junto. Por isso, optamos por não monetizar a plataforma no primeiro momento. Embora tenhamos alguns possíveis caminhos já mapeados para dar rentabilidade ao ByJobs, entendemos que será um próximo passo, dentro de algum tempo, pois queremos fazer pesquisas com os usuários e comunicar qualquer novidade com antecedência — diz Nicole.
* Colaborou Mathias Boni