Mesmo depois da morte de Raul Anselmo Randon, em 2018, sua família quis tirar do papel um de seus sonhos.
Foi inaugurada a Ravi Medicina Corporativa, em Caxias do Sul, com foco em Medicina Ocupacional, para atender funcionários de empresas de todos os portes.
Com investimento de R$ 7 milhões, a unidade tem 4 mil metros quadrados de área construída no bairro São Pelegrino. A Ravi já estreia com carteira de 700 empresas conveniadas em Caxias do Sul e Farroupilha, somando cerca de 6 mil funcionários atendidos em assistência à saúde ocupacional e segurança do trabalho.
Esse grande passo antes mesmo do "corte de fita" no mercado ocorreu pela aquisição da carteira de clientes de duas companhias que atuavam na área: a Pró Saúde Work, de Farroupilha, e a Vitaprev, de Caxias do Sul.
O prédio da Ravi Medicina Corporativa começou a ser construído em 2019, como propriedade do SSI Saúde (Caixa de Assistência Sistema Saúde Integral), plano de saúde de autogestão pertencente às Empresas Randon. Com quatro andares (dois subsolos com 80 vagas de garagem), ocupa terreno que já abrigou a residência do casal Nilva e Raul Randon.
Foi o SSI Saúde, criado há 27 anos e que atende a 22 unidades de negócios e 16 mil funcionários do conglomerado Randon, o embrião para que o grupo ganhasse expertise na área de Medicina Ocupacional, permitindo voo solo para atender outras organizações no Brasil, voltado para a gestão integrada da saúde empresarial.
— Esse foi um projeto idealizado por Raul desde 2012 e virou um sonho para nós. O grande desafio é alinhar humanização com tecnologia, quebrar o paradigma da medicina ocupacional apenas para cumprir a lei. Queremos atuar no cuidado, na prevenção e na promoção da saúde das pessoas nas organizações, preservar e promover a saúde dos funcionários de forma integrada e garantir um ambiente de trabalho saudável — reforça Rosemary Araldi Rodrigues Pistorello, diretora-executiva da Ravi Medicina Corporativa.
A meta é alcançar 70 mil pessoas atendidas até 2025. Há negociações em andamento para firmar contrato com companhias da Serra e do resto do país, tanto de grande quanto de pequeno porte.
O lançamento oficial na última quarta-feira (30), com a presença da família Randon, executivos da empresa, e comunidade de Caxias. Na cerimônia, Nilva Therezinha Randon, viúva de Raul, emocionou-se ao falar do projeto do marido ao lado dos filhos David, Roseli, Alexandre, Maurien e Daniel):
— É importante salientar o quanto a família Randon valoriza o cuidado com os funcionários e seus familiares. É de fundamental importância cuidar das pessoas, com atendimento ético e humanizado.
* Colaborou Mathias Boni
Leia mais na coluna de Marta Sfredo