Depois da convocação dos "pais do Real" para a transição, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva já formalizou convite a seu primeiro ministro: Rui Costa, que cumpre mandato de governador da Bahia até dezembro e não disputou outro cargo.
O convite foi feito durante a estada de Lula em Salvador, que se encerrou no domingo, e o destino de Costa deverá ser o recriado Ministério das Cidades, para tocar obras pretendidas pelo próximo governo, especialmente as do Minha Casa Minha Vida.
Costa era um dos citados no mercado como possível ministro da Fazenda de Lula, por ter atuado com responsabilidade fiscal em seus dois mandatos como governador da Bahia. Assim, a escolha para o cargo fica com um nome a menos na competição.
O Ministério das Cidades foi extinto na gestão Jair Bolsonaro e fundido com a área de Integração Nacional para formar o Ministério do Desenvolvimento Regional. No currículo de Costa, há iniciativas bem-sucedidas de parcerias público-privadas que avançaram durante seus mandatos, como o metrô de Salvador.
Para lembrar, concessões e PPPs fora dois acenos feitos pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), em jantar com empresários em Porto Alegre e devem marcar o mandato que Lula já disse que não será só do PT a partir de 1º de janeiro de 2023.