Aos 18 anos, a Faculdade Senac Porto Alegre foi oficialmente credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC), com a nota máxima (5).
A confirmação veio com a portaria 784 do ministério, ainda em outubro. A instituição agora passa também a ter autonomia para abertura de novos cursos de graduação, mestrado e doutorado, sem necessidade de autorização prévia.
— Seremos maiores, mais fortes e ofereceremos mais oportunidades para todos de forma mais ágil e sempre conectados com o mundo do trabalho — adianta o diretor da instituição, Nagel Finkler.
Como Centro Universitário, as atividades acadêmicas da instituição estarão concentradas em três eixos: ensino, pesquisa e extensão. Ao menos um terço do corpo docente é composto por mestres e doutores.
Apenas em 2022, o Senac formou mais de mil alunos. Agora, na nova condição, a instituição passa também a investir mais na inovação de seus cursos de graduação e pós-graduação, no registro de diplomas, na possibilidade de intercâmbio internacional e no fomento ao desenvolvimento econômico e social das empresas e sociedade via extensão universitária.
A instituição também terá mudanças de currículo nas Escolas de Negócios e Tecnologia, e previsão de seis novos cursos de graduação nas áreas de saúde e gastronomia. Também vai ampliar o investimento em projetos de pesquisa e inovação, terá maior flexibilidade na oferta de unidades curriculares presenciais e híbridas, intensificação de metodologias inovadoras de ensino e um novo plano de desenvolvimento institucional, com a ampliação da atuação em outras áreas do conhecimento.
* Colaborou Mathias Boni