A partir de uma tradição alemã, outubro se tornou o mês das festas de cerveja no mundo todo, principalmente nos lugares que receberam muitos imigrantes alemães, como o Rio Grande do Sul.
No Estado, uma das regiões de maior colonização germânica é o Vale do Caí, onde, na pequena Maratá, uma cervejaria replica o ambiente — e as cervejas — dessas festas.
A GoldBier foi fundada em 2015 por três sócios, Rodrigo de Moura, Alberto Buttenbender e Miguel Raupenthal, todos de famílias do Vale do Caí. A principal inspiração dos empreendedores, além de suas ligações pessoais com a cultura alemã, foram as cervejarias da região de Munique, onde é realizada a maior Oktoberfest do mundo.
— A gente tenta replicar esse ambiente típico de lá. Queremos que as pessoas que venham aqui saibam como são as cervejas e o clima naquelas cervejarias das muitas Oktoberfests alemãs — afirma Rodrigo, um dos sócios.
Entre as 12 opções de cervejas que a GoldBier produz, predominam as de estilos alemães, como lager, pilsen, weiss, keller, e german IPA. A produção média é de 30 mil litros por mês.
— São dois pavilhões geminados separados por uma parede de vidro, então quem está no bar consegue visualizar toda a fábrica. O pavilhão do bar foi feito no mesmo estilo dos usados por cervejarias da Oktoberfest de Munique, com filas de bancos e mesas lado a lado. Temos também teto forrado, penduramos guirlandas, e todas as bandeiras dos estados alemães nas paredes, então a decoração é bem típica — diz Rodrigo.
A cervejaria abre todos os dias para receber clientes e para compras, mas a grande celebração "estilo Oktoberfest" ocorre aos sábados. Além das bebidas, os visitantes também podem provar comidas típicas da Alemanha, como pretzel, filés, salsicha bock, batata frita e lombinho defumado.
Os visitantes da GoldBier ainda podem optar por consumir os produtos da marca no biergarten da cervejaria. O “jardim da cerveja” é um espaço externo, ao ar livre, com bancos e mesas maiores, que também é uma característica marcante e parte fundamental das cervejarias alemãs.
— Nosso ambiente todo é criado para ter esse clima especial. Quem vier nos sábados deste mês trajado como alemão ainda ganha o primeiro chope grátis. Também temos música ao vivo com bandinha alemã, e os jogos tradicionais de Oktoberfests, como a disputa de quem bebe um “metro” de chope mais rápido, ou a competição de virar chope por equipes. Outubro é o mês mais especial do nosso calendário — afirma Rodrigo.
Serviço: a GoldBier fica na Estrada Uricana, em Maratá, a cerca de 80 quilômetros de Porto Alegre. Apesar de abrir diariamente, somente nos sábados funciona "no estilo Oktoberfest", a partir das 15h30min. O copo de chope de 400 ml custa R$ 8.
Essa seção inclui experiências acumuladas ao longo da pandemia e sugestões de leitores. Quem quiser indicar pequenos negócios que se tornam grandes passeios pelas atrações que oferecem, podem mandar pelos e-mails marta.sfredo@zerohora.com.br e mathias.boni@zerohora.com.br, ou deixar aqui nos comentários.
* Colaborou Mathias Boni