Considerada a maior operadora integrada de logística portuária e marítima do Brasil, a Wilson Sons foi selecionada e aprovada, por meio de seu terminal de contêineres (Tecon) de Rio Grande, como nova integrante do Comitê da Indústria de Terminais (TIC 4.0), que coordena a "quarta revolução industrial" na área de movimentação de cargas.
É a primeira companhia da América Latina a ingressar no TIC 4.0, que reúne agentes globais da indústria de operadores de terminais, além de fabricantes e fornecedores de equipamentos e tecnologia de ponta portuários. Com mais de 180 anos de atividades, a Wilson Sons atende hoje cerca de 5 mil clientes pelo mundo.
A empresa ainda amplia investimentos em automação e digitalização no Tecon Rio Grande e em Salvador (BA). O terminal gaúcho é o mais automatizado do país da Wilson Sons, que o opera há 25 anos, com mais de US$ 275 milhões de aportes em infraestrutura e treinamento.
— Após o convite, fizemos uma avaliação, e a companhia foi aprovada pelo TIC 4.0, com ingresso formalizado em julho — relata Giovanni Phonlor, gerente de desenvolvimento de sistemas do Tecon Rio Grande.
O TIC 4.0 é um comitê internacional que estimula novos saltos tecnológicos, principalmente em grande escala, criando padrões para automação, comunicação de dados e informações eletrônicas nos portos. É endossado pela Federação das Empresas e Terminais Portuários Privados Europeus (Feport) e pela Associação dos Fabricantes de Equipamentos Portuários (Pema).
* Colaborou Mathias Boni