O sucesso recente da pizzaria temática Hector em Gramado é um exemplo do uso de storytelling (contação de história, em tradução muito livre) no setor. Agora, os mesmos responsáveis por criar o restaurante do mago dragão vão lançar a Hector Hamburgueria Temática, com o tema "A Ferrovia Secreta", inspirado no trem que leva Harry Potter e outros candidatos a bruxos para Hogwarts.
Alguns dos elementos que já fazem sucesso na pizzaria Hector estarão presentes também no novo restaurante, como os atores e personagens caracterizados com figurinos, o "cenário" e o cardápio, que traz opções de bebidas como elixires e o hidromel.
Uma das novidades será uma sobremesa que lembra um ovo de dragão, desenvolvida pelo confeiteiro Bruno Silvestrin, campeão do reality show Que Seja Doce.
— É uma experiência com o jeito brasileiro de atender, bem próximo do cliente — explica Will Weber, um dos sócios da marca.
A franquia Hector pertence à empresa Edward Criative Studios, responsável pela criação desses "produtos de experiência". São três sócios: Eduardo Hoewell, Dudu Kny e Will Weber. Eles lembram que a pizzaria do dragão foi pioneira em experiência gastronômica temática, a partir de personagens próprios, criados por brasileiros, e com um conceito específico de ambientação e atendimento.
Com um espaço de 140 metros quadrados, a nova hamburgueria será inaugurada em outubro. Para evitar filas, as vendas serão exclusivamente online e com lugar marcado. Conforme os empreendedores, a "fórmula mágica" passa pelo desenvolvimento prévio da história e do enredo de Hector e dos demais personagens, antes de explorar o negócio ou pensar no cardápio. Registrada no formato de história em quadrinhos, a aventura Ônyra e os Discos de Sabor é a inspiração para a pizzaria e já vendeu cerca de 10 mil exemplares.
* Colaborou Mathias Boni