Desde abril de 2020, seis meses depois de a Escola de Magia Ônyra abriu suas portas em Gramado com o dragão Hector preparando discos de sabor (pizzas, para humanos com pouca imaginação) para compensar a perda do poder de cuspir fogo, esse universo já rendeu R$ 40 milhões em vendas de produtos licenciados. Foi quando a empresa passou a atuar no modelo de produtos licenciados.
Com esse histórico, prepara o lançamento de outro braço da franquia: uma hamburgueria, que vai funcionar em outro local de Gramado. Seis meses depois de começar a funcionar às margens do lago Joaquina Bier, na serra gaúcha, o empreendimento criou um novo modelo de negócios que, dentre outros truques de magia, já pratica o da multiplicação.
O chamado "empreendedorismo de experiência" da marca Hector Dragão, da MK Brands, grupo de Gramado responsável pela criação, desenvolvimento e gestão de empresas, planeja estender essa fórmula para 30 cidades nos próximos cinco anos. Prevê ainda a abertura da primeira hamburgueria temática de Gramado, em outubro.
Conforme William Weber, mentor de experiência da Hector Dragão, o modelo de negócios de produtos licenciados não é tão comum no Brasil, mas muito usados nos Estados Unidos. Na marca, o principal responsável pelo faturamento são as pizzas (ops, "discos de sabor"), mas a segunda maior receita vem de... "varinhas mágicas", segundo Weber com "percentual significativo".
No mês passado, as férias de inverno deram a pizzaria de Hector recordes de público e faturamento. O local, que reproduz uma escola de magia em que um mago dragão cria "discos de sabor" (pizzas) teve 14 mil "aprendizes" (clientes), 40% acima do número de atendidos no ano anterior.
O resultado, conforme os empreendedores, foi alcançado sem truques: foi aplicada uma estratégia de venda antecipada de ingressos e a abertura sob reserva para o serviço também em horário para almoço. O estabelecimento chegou a receber 600 pessoas em um único dia e 1,7 mil em apenas um final de semana.