A montadora japonesa Nissan se uniu à locadora Movida, à startup gaúcha Zletric e à Rede de Postos Sim para o lançamento da Rota Sul, a primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidos em capitais e grandes cidades da Região Sul. Serão instalados, ao longo da rota, nove pontos para abastecer os carros elétricos.
Para a Nissan, fabricante do Leaf, primeiro elétrico produzido em larga escala no mundo e vendido no Brasil desde 2019, a Rota Sul reforça o objetivo da marca de contribuir para o avanço da mobilidade elétrica.
Em nota, o diretor de Marketing da Nissan no Brasil, Humberto Gomez, afirma que o compromisso da montadora japonesa vai além da oferta de veículos elétricos no país. Sua missão é desenvolver a nova cultura da mobilidade, com acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação, como o feito com empresas gaúchas.
No Rio Grande do Sul, carregadores rápidos já estão instalados em São Sebastião do Caí e Gravataí, e devem começar a operar nas próximas semanas em Gramado e Três Cachoeiras. Até outubro, outras cinco cidades devem se plugar na rede: Caxias do Sul e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e Itajaí, Laguna e Araquari, em Santa Catarina. Segundo Pedro Schaan, CEO da Zletric, a ideia é que até o fim do ano, a Rota Sul atenda aos três Estados do Sul.
— A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia; não é mais o futuro, é o presente. A maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos. Agora, queremos oferecer essa tranquilidade também nas estradas — reforça.
Com a iniciativa, conforme destaca o CEO da Zletric, será possível sair da cidade de São Paulo e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de que haverá carregadores rápidos para carros elétricos em todo o trajeto.
Conforme Diego Argenta, superintendente de varejo da Rede de Postos SIM, onde os carregadores estão sendo instalados, o objetivo do investimento é suprir a necessidade daqueles que estão na estrada, precisando de um carregamento de conveniência. O aporte será feito apenas pelos parceiros envolvidos no projeto. Na primeira fase, foram destinados cerca de R$ 2,4 milhões.
Renato Franklin, CEO da locadora Movida, afirma que, com a parceria,será possível contribuir para aumentar a oferta de infraestrutura de recarga, além de desmitificar e ajudar na implementação da cultura do carro elétrico na Região Sul, que tem 22 unidades da marca.
* Colaborou Mathias Boni