A escola Maple Bear, que aplica uma metodologia de ensino canadense, está investindo na abertura de sua segunda unidade em Porto Alegre, na Avenida Diário de Notícias, zona sul da Capital. A inauguração está prevista para janeiro de 2023.
A escola, que tem representações em mais de 30 países, está presente em Porto Alegre desde 2017, operando uma unidade na Rua Luzitana, no bairro Higienópolis, hoje com cerca de 160 alunos.
No Rio Grande do Sul, há unidades em funcionamento também em São Leopoldo e Santa Maria. Em todo Brasil, já existem cerca de 140 escolas da marca, que chegou ao país em 2007, abrindo a primeira operação na cidade de São Paulo.
— Começamos com turmas de alunos entre um e cinco anos de idade. A cada ano, a escola cresce com os alunos, e aumenta mais uma série. Na escola da Luzitana, por exemplo, já temos turmas no quinto ano do Ensino Fundamental, e vamos até o final do Ensino Médio — explica Ana Paula Bratz, coordenadora pedagógica da Maple Bear do bairro Higienópolis.
A escola é bilíngue, e o idioma falado em todos os ambientes, desde a recepção até os corredores, é o inglês. Na proposta metodológica da instituição, até os cinco anos todos os ensinamentos são em inglês, mas as crianças são alfabetizadas também em português. A partir dos seis anos, os ensinamentos do currículo escolar são 50% ministrados em inglês e 50% em português, até o final da formação do aluno.
— Isso nos diferencia de uma escola internacional. No nosso modelo as crianças são alfabetizadas nas duas línguas. Temos metodologia ativa de aprendizado, com incentivo à experimentação e à pesquisa, para estimular também o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo, da criatividade e da liderança nos alunos — acrescenta Ana Paula.
Para reforçar o ensino do inglês, são oferecidas aulas extracurriculares da língua aos alunos, assim como de francês, que também é oficial no Canadá. Além da nova unidade na zona sul de Porto Alegre, a partir do início de 2023 a escola também terá operação em Passo Fundo.
* Colaborou Mathias Boni