Ferramenta básica em grandes empresas, o sistema de CRM (Customer Relationship Management) apoia operações de venda e fidelização dos clientes. Mas também pode ajudar na captação de investidores, indo além da lógica do networking, inclusive para projetos de impacto social.
A PipeRun, especializada em gestão de funil de vendas, cedeu ao Fundo Centenário a licença do programa e o treinamento gratuito para ajudar a levantar fundos que serão direcionados ao apoio de formação de universitários.
— Conversando com a empresa, percebemos que poderíamos utilizar a tecnologia para encontrar e fidelizar doadores — diz Vitório Canozzi, diretor do Fundo Centenário e ex-aluno de Engenharia de Produção da UFRGS.
O fundo custeia, por exemplo, despesas de estudantes que percebem que não têm mais condições de bancá-las sem ajuda, para evitar a perda precoce de talentos com alto rendimento. Nos próximos meses, o Centenário busca captar R$ 5 milhões com doadores. É aí que a PipeRun vai entrar.
— Fazemos capacitação estratégica para os nossos clientes. E perceber que podemos usar a ferramenta para ajudar um projeto como esse a crescer é uma grande alegria. Entendemos que muitas pessoas querem ajudar e não sabem como —afirma o CEO da PipeRun, Cezar Augusto Gehm Filho, que valoriza o fato de as bolsas serem concedidas a alunos com bom desempenho na universidade.
Como funciona o fundo
É uma associação sem fins lucrativos com objetivo de ser uma fonte de recursos perpétua, dedicada a apoiar projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação na Escola de Engenharia da UFRGS. Um dos objetivos é incentivar a participação da sociedade na universidade, um dos motores do desenvolvimento científico e econômico do Estado. Desde a sua fundação, em 2017, o Centenário já captou quase R$ 1,5 milhão e concedeu 20 bolsas de estudo.
A iniciativa é inspirada no modelo americano endowment. A ideia é a criação de um patrimônio perpétuo com geração de recursos contínuos para uma determinada atividade. No Brasil, esse tipo de projeto foi regulamentado por lei em 2019, voltado para instituições de educação, ciência e tecnologia.