Depois de duas reduções no preço da gasolina nas refinarias, chegou a vez de a Petrobras baixar o valor do diesel. O alívio, porém, é tão pequeno que corre o risco de nem aparecer muito nas bombas: 3,57%. Ou seja, é simbólico.
Com essa pequena baixa, o diesel seguirá custando mais do que a gasolina nas bombas, como ocorre há quase dois meses no Brasil. O fenômeno é mundial, e começou nos Estados Unidos, como a coluna relatou (clique aqui para ler).
Um dos motivos pelos quais o diesel subiu mais do que a gasolina foi a maior dependência de produto importado no Brasil. Como a coluna também já mostrou, é preciso trazer de fora cerca de 30% do combustível que move o transporte de carga no país. Além disso, houve maior pressão sobre esse derivado do petróleo em todo o mundo com a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Por que o diesel subiu tanto
As pressões começaram antes da guerra na Ucrânia, com a redução de investimentos em refino, atividade considerada pouco rentável, e a transição energética, que desviou recursos para outras fontes de energia.
A Rússia responde por quase 25% das exportações globais de diesel e ainda fornece produtos complementares a refinarias europeias. Com a guerra, esse suprimento encolheu.
Além disso, para obter diesel com menor teor de enxofre, exigência ambiental em países mais desenvolvidos e em grandes cidades no Brasil, usa-se gás natural, cuja cotação também disparou, deixando o processo mais caro.
A maior dependência de diesel significa maior dificuldade de cobrar abaixo da referência internacional. Se isso ocorre, os importadores não vão querer comprar diesel mais caro lá fora para vender mais barato no Brasil.
Outro fator que desequilibrou os preços foi a dificuldade de reduzir mais os impostos sobre o diesel. A gasolina tinha alíquotas elevadas de ICMS, que em alguns Estados chegavam a 35%. No caso do diesel, a média era de 13%. Portanto, o combustível dos caminhões não foi atingido pela medida que cortou o tributo estadual de gasolina, eletricidade, telecomunicações e transportes públicos.
Os preços dos combustíveis (em US$ por litro, atualizados até 1º/8)
País Diesel | Gasolina
Hong Kong 2,75 | 2,98
Suécia* 2,35 | 1,97
França* 1,93 | 1,86
Alemanha* 1,98 | 1,78
Uruguai 1,59 | 1,99
EUA* 1,36 | 1,18
Brasil** 1,44 | 1,14
México* 1,15 | 1,18
Argentina 0,91 | 0,97
Colômbia* 0,57 | 0,58
Venezuela* 0,02 | 0,02
Irã 0,01 | 0,05
*países em que o diesel está mais caro ou com preço equivalente
** preços do Brasil não incluem a redução anunciada nesta quinta-feira