Depois de décadas de impasse, um terreno próximo ao ParkShopping e ao Parque Getúlio Vargas prepara sua transformação em uma novo bairro de Canoas.
O projeto da Arcádia Urbanismo em parceria com a Melnick prevê uma série de condomínios residenciais que devem alcançar valor geral de vendas (VGV) de R$ 1 bilhão.
Para dar ideia do tamanho do projeto, a coluna registrou recentemente um projeto de bairro-cidade com vendas estimadas em R$ 200 milhões que seria um dos maiores do Estado. O de Canoas tem valor previsto cinco vezes maior. Claro, tem relação com o preço ser mais alto na Região Metropolitana, mas também tem 230 mil metros quadrados a mais.
O empreendimento de Canoas será em terreno com área total de 980 mil metros quadrados, incluindo a estrutura de lazer, mais 100 mil metros quadrados de área verde. O bairro monitorado terá cerca de 690 mil metros quadrados, composto por diversos condomínios residenciais particulares. O primeiro residencial terá 127 unidades, e os próximos serão decididos futuramente.
Segundo a Arcádia, o projeto foi baseado em pesquisas que indicam novas prioridades do público no contexto pós-pandemia, centradas na valorização da moradia como espaço de vida, pensada para ser usada e aproveitada, seja para trabalhar ou passar mais tempo com a família.
— A pandemia nos mostrou que o momento de experimentar a vida é agora — destaca o presidente da Arcádia, Fábio Sclovsky.
Conforme Sclovsky, este será o projeto mais ambicioso da história da empresa, conhecida por empreendimentos como os condomínios Sunset e Las Dunas, em Xangri-Lá, e o Aspen Mountain, em Gramado.
O novo empreendimento segue o conceito conhecido como caminhabilidade, com áreas apropriadas para deslocamentos a pé, além de mobilidade e opções de comércio, serviços e ensino em no máximo 20 minutos de caminhada. As realizadoras também apontam como pontos de prioridade do projeto a sustentabilidade, a eficiência energética e a ideia de cidade sustentável estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Atualização: na tarde desta quarta-feira (15), foi definido o nome do empreendimento: The Garden.
* Colaborou Mathias Boni