Com duas unidades em Bento Gonçalves, a multinacional Smurfit Kappa vai investir R$ 60 milhões na ampliação de sua capacidade no Estado. A coluna já deu informações sobre a empresa, mas ainda não é capaz de escrever o nome sem sorrir, pela lembrança daquela família de pequenas criaturas azuis, os Smurfs.
Bem-humorado, o CEO da companhia no Brasil, o venezuelano Manuel Alcalá, disse à coluna que há, sim, algo em comum: a cor da empresa também é azul.
Parte do bom humor de Alcalá vem dos resultados nos últimos anos: o segmento de embalagens decolou com as compras online e a tendência crescente de exposição de produtos dentro das caixas em atacarejos. Esses são dois motivos da ampliação da unidade de produção de papelão de Bento. O investimento de R$ 60 milhões deverá ser seguido, em breve, por novos aportes no Estado, que ainda não estão detalhados.
— Estamos investindo no Rio Grande do Sul porque vemos um grande potencial. Estamos em Bento Gonçalves, no coração da produção de vinho no Brasil, com grande know how na área. No Brasil, mesmo com o recente aumento, o consumo per capita fica em cerca de 2,6 litros de vinho por pessoa. É um número considerado baixo, então tem grande potencial de crescimento — diz Alcalá.
Embora o vinho seja um dos alvos da Smurfit, não é o único: a empresa fornece embalagens para segmentos que vão de bens duráveis (fogões, geladeiras) a alimentos. Segundo o CEO, embora o foco da companhia seja papel e papelão, sua posição é de fornecedora de soluções para clientes. Para atender à demanda da exposição em caixas nos pontos de venda, detalha, a produção está cada vez mais customizada, com picotes e encaixes feitos conforme as necessidades dos clientes.
Certo, mas o que é a Smurfit Kappa? Foi fundada por um irlandês chamado Jefferson Smurfit, em 1934, em Dublin. Em 2006, comprou uma empresa que tinha tamanho quase igual, a Kappa, e adotou nome duplo. É a maior empresa de embalagens de papel e papelão da Europa, com faturamento de 10,1 bilhões de euros (R$ 53,3 bilhões, pelo câmbio atual) em 2021, com crescimento de 33% no primeiro trimestre deste ano. No mundo, tem 46 mil colaboradores e 367 fábricas em 36 países. No Brasil, tem oito unidades em três locais além de Bento.
— A empresa tem sido muito bem sucedida, compramos uma fábrica na Escócia. Hoje, ainda há um único Smurfit na empresa, Tony, porque a companhia se profissionalizou preservando características familiares.