O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Para driblar a falta de empregos formais, a saída encontrada por cerca de 20 milhões de pessoas foi passar a gerenciar seus próprios negócios, segundo apontam os dados do Ministério da Economia, no fechamento de 2021. Por aqui, o Sebrae RS indica que são aproximadamente 2,7 milhões de empreendedores gaúchos e 77% das empresas criadas por esses profissionais resistem depois de dois anos mercado, o que, de um lado, demonstra a força do empreendedorismo no Estado, mas, por outro, expõe a necessidade de iniciativas voltadas a consolidação desses negócios.
Uma pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada pelo IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade), em parceria com o Sebrae RS, também revela: 50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem pretendem abrir um negócio nos próximos três anos e a principal motivação é a pandemia. Nesse cenário, a iniciativa privada tem ocupado brechas deixadas pelo poder público e, além do empreendedorismo, lança luz sobre as questões ligadas à diversidade, à pluralidade racial e ao combate ao desemprego estrutural. A Coluna mapeou algumas iniciativas que podem ser acessadas nesse momento por profissionais e empreendedores gaúchos.
Marcopolo
A unidade de corporate venture capital da Marcopolo, chamada MarcoZero, investe em inovações tecnológicas principalmente na área de mobilidade. A MarcoZero também é parceira de diversas empresas, oferecendo suporte técnico para o avanço do empreendedorismo tecnológico. Outra iniciativa é a Tecnopolo Engineering Services, que faz simulação e testes no setor industrial, aumentando a possibilidade de homologação dos produtos de empreendedores de todos os portes. A empresa fornece, ainda, laudo junto aos órgãos certificadores.
O Boticário
Com a meta de impactar mais de 15 mil mulheres, Grupo Boticário abriu a 3ª edição do Programa Empreendedoras da Beleza. Criado no pandemia, o programa oferece cursos gratuitos online nas áreas de beleza e empreendedorismo, além de qualificação em desenvolvimento pessoal, make e skincare, unhas e vendas para mulheres de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas até 05 de junho no site: www.empreendedorasdabelezagb.com.br. Para a participação no programa, serão priorizadas mulheres em situação de vulnerabilidade social, negras e trans.
BRF
O Instituto BRF (IBRF) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) se uniram em iniciativa inédita para ajudar a reduzir a defasagem educacional que impactou milhares de estudantes durante a pandemia. Por isso, a Companhia está investindo R$ 5 milhões em um programa iniciado no Rio Grande do Sul que busca garantir um processo de alfabetização associado ao desenvolvimento socioemocional das crianças. O treinamento é direcionado aos educadores para desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas dos alunos.
Mercado Livre
O Mercado Livre lança mais uma edição do Conectadas, programa gratuito que promove uma imersão digital de meninas em temas de tecnologia. O programa totaliza 40 horas. Ao longo 16 encontros são abordados conteúdos de transformação digital, economia 4.0, sustentabilidade, design da experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, marketing e comunicação digital. Com formato: 100% online e gratuito, as inscrições podem ser feitas pelo https://reprograma.typeform.com/to/zGTLr7si
BRK AMBIENTAL
A BRK incentiva ações empreendedoras que possam trazer resultados positivos para o saneamento. A concessionária criou o site BRK Inova, direcionado à inovação aberta e busca de parcerias com pesquisadores, professores, startups e empresas que desejam investir em co-criação. Entre as iniciativas já apoiadas está a startup Ajusta Água, que recebeu um recurso-semente e apoio para a sua estruturação.
* Colaborou Camila Silva